Artefatos de Concreto
Argamassa
Biomassa
Caracterização Físico-química
Carbonatação
Cimentação
Concretagem
Carbonatação Acelerada
Durabilidade Termo-hídrica
Ensaios Mecânicos 1
Ensaios Mecânicos 2
Estruturas
Fluência e Retração
Lapidação de Amostra
Microlab 1
Propriedades Térmicas
Reologia e Construção Digital
Materiais Inteligentes
Microlab 2
Neste laboratório, é possível realizar atividades relacionadas ao design de produtos. Ele possui equipamentos para produção de blocos, tanto de forma manual quanto automatizada. Além disso, conta com uma ampla área dedicada ao desenvolvimento de produtos em grande escala e uma variedade considerável de moldes.
Responsável: Carlos Freitas
Orientador(a): Daniele Justo
Sub-laboratório: Solo-cimento
Este laboratório dispõe de toda infraestrutura necessária para produção e caracterização de argamassas no estado plástico. O laboratório conta com equipamentos capazes de determinar as propriedades no estado fresco como: consistência, teor de ar incorporado, capacidade de retenção de água, entre outros, e dispõe de espaço para acomodação dos corpos de prova antes do envio à câmara de cura.
Responsável: Carlos Freitas
Orientador(a): Daniele Justo
No laboratório Biomassa é realizado o armazenamento e a preparação de amostras de produtos de bambu engenheirado, madeira e biomassas vegetais para a utilização como bio-agregados. Para estas finalidades, são utilizados equipamentos de marcenaria tradicional (serra fita, plaina elétrica, desengrosso, serra circular de bancada, serra de meia-esquadria, lixadeiras elétricas); máquinas CNC de corte a laser e router; moinho industrial e de facas; cura seca e sala de pintura.
Responsável: Alan Marques
Orientador(a): Bruno
Técnicos: Luís
Ensaios: Caracterizar material fisico quimica, quais tipos de material (areia brita classes - massa teor material absorção. pasta e concretos - massa especifica, absrorção; ataques acidopenetração ions cloreto, reação alcale agregado.
Orientador(a): Amanda Vieira
O laboratório de carbonatação conta com 5 autoclaves para a realização de carbonatação de amostras em altas temperaturas e pressões (carbonatação supercrítica). Além do CO2, podem ser realizados curas e ataques pressurizados com outros gases ou misturas gasosas. O Laboratório conta ainda com câmara para ensaios de carbonatação acelerada (pressão atmosférica) sob diferentes condições temperatura, umidade e teor de CO2.
Responsável: Kleber Teixeira
Este laboratório possui equipamentos para a realização de avaliação de pastas de cimento para poços de petróleo. Simula o preparo, o deslocamento, a caracterização reológica e a cura, sob condições especificadas de trabalho, de pastas para cimentação de poços de petróleo. O Laboratório conta com equipamentos capazes de simular condições de fundo de poço de alta pressão e alta temperatura.
Responsável: Kleber Teixeira
Técnicos: Adailton
Este laboratório é dedicado à produção e caracterização no estado plástico do concreto e à determinação das demais propriedades nos estado fresco de misturas cimentícias e para ensaios de compacidade de materiais granulares. O laboratório é equipado com misturadores planetários de tamanhos variados, mesa vibratória e reômetro e dispõe de espaço para acomodação dos corpos de prova antes do envio à câmara de cura.
Responsável: Antônio Carlos Araújo
Orientador(a): Daniele Justo
Técnicos: Marcelo & Mauro
Este laboratório é dedicado ao estudo da aplicação de técnicas de prototipagem rápida, aditivas e subtrativas, à indústria da construção civil para a produção de elementos de concreto pré fabricado ou moldado in situ. Possui uma impressora 3D capaz de imprimir objetos usando pasta de cimento em escala de laboratório e encontra-se em desenvolvimento uma máquina de extrusão de argamassa.
Responsável: Alan
Orientador(a): Oscar
O foco do laboratório é analisar o comportamento dos materiais expostos a ataques de agentes externos agressivos ou condições climáticas controladas. Este laboratório permite ensaios de envelhecimento acelerado e deterioramento biológico sobre condições controladas de umidade e temperatura.
Orientador(a): Iolanda
Sub-laboratório: Biológica e Termo-hídricas
Esse laboratório é dedicado ao estudo das propriedades mecânicas mesoscópicas dos materiais sob cargas monotônicas, cíclicas e de alta velocidade. No laboratório são também detereminadas propriedades sob temperaturas que variam da temperatura ambiente até a temperatura de 1.200ºC, e propriedades de amostras confinadas (cargas triaxiais) com pressão de confinamento até 90 MPa. O laboratório também permite a realização de ensaios sob condições de umidade relativa e temperatura controladas (umidade relativa variando entre 20-95% e temperaturas variando entre -40°C até 300°C).
Responsável: Flávio Antunes
Técnicos: Márcio
No laboratório de ensaios mecânicos II (LEM02) são realizados testes em diversos materiais para determinação das propriedades mecânicas e avaliação da integridade de sistemas cimentícios. Ele dispõe de 8 prensas e o Simulador Físico de Cimentação de Poços (SFCP), podendo realizar ensaios na escala milimétrica (como ensaio de arrancamento de fibras e determinação de resistência a tração de fibras naturais, por exemplo) até a macro escala (ensaio de flexão em vigas e tração em barras de aço, por exemplo). Além disso, caracterizações mecânicas específicas para cenários com pressão e temperatura podem ser realizadas, como para cimentação de poços de petróleo.
Os dois principais são: ensaios triaxiais – onde o corpo-de-prova é submetido a uma crescente tensão desviadora com uma tensão confinante fixa - e a simulação física das condições do poço - onde o material é moldado em um anular com um tubo de aço interno (casing) e submetido a pressão e temperaturas programadas de acordo com o cenário de poço em estudo.
O Laboratório de Estruturas está equipado para realizar ensaios estáticos e dinâmicos na escala de elementos estruturais de grandes dimensões. A placa de reação possui dimensões de 12 x 40 m, espessura de 0,9 m, e furos posicionados a cada metro, com capacidade de ancorar 50 tf. A altura livre para montagens é de 25 metros. A aplicação de cargas é realizada com um sistema MTS de 12 atuadores hidráulicos servo-controlados, com capacidade máxima de 1200 kN.
Esse laboratório possibilita a realização de ensaios de retração autógena e por secagem; fluência sob cargas de compressão, tração direta e flexão à temperatura ambiente e sob umidade controlada, e fluência sob compressão e tração direta a temperaturas de até 700ºC.
Responsável: Adailton Pinto
Orientador(a): Tamara
O foco das atividades realizadas é regularizar e nivelar superficies e tamanhos de amostras de acordo com as normas técnicas. O laboratório serve como ponte entre a produção das amostras e a execução dos ensaios mecânicos e termo-físicos. Para esse fim, dispõe de equipamentos especializados que permitem o faceamento dos corpos de prova, cortes de placas, desbastamento e carotagem de materiais como concretos, argamassas, pastas de cimento, geopolímeros, bioconcretos e rochas.
Responsável: Antônio Carlos Araújo
Orientador(a): Yassin
Técnicos: Helder
O foco das atividades desenvolvidas no Microlab é o entendimento da relação entre a nano e microestrutura das matrizes cimentícias e o comportamento dos materiais na meso e macro escala. O laboratório conta com infraestrutura para o estudo das propriedades químicas, mineralógicas e físicas de materiais, e tem capacidade de executar estudos morfológicos por microscopia e estudos micromecânicos, assim como de propriedades térmicas dos materiais baseados em cimento.
Responsável: Bruna Brito
Orientador(a): Oscar
Este sublaboratório é dedicado à determinação das propriedades térmicas dos materiais submetidos a temperaturas variadas até 1200ºC, além de produzir materiais pozonalicos. Os equipamentos permitem determinar as propriedades de concretos para estruturas massivas, de concretos refratários, de materiais compósitos tais como perfis pultrudados submetidos a uma larga faixa de temperaturas.
Orientador(a): Amanda Vieira
O foco do laboratório é o entendimento das propriedades de pastas, argamassas e concretos no estado fresco. O laboratório conta com viscosímetros e reômetros capazes de caracterizar a viscosidade, o limite de escoamento e o compartamento tixotropico de materias baseados em cimento.
Responsável: Kleber Teixeira
O foco das atividades desenvolvidas no Microlab é o entendimento da relação entre a nano e microestrutura das matrizes cimentícias e o comportamento dos materiais na meso e macro escala. O laboratório conta com infraestrutura para o estudo das propriedades químicas, mineralógicas e físicas de materiais, e tem capacidade de executar estudos morfológicos por microscopia e estudos micromecânicos, assim como de propriedades térmicas dos materiais baseados em cimento.
Responsável: Bruna Brito
Orientador(a): Oscar